sexta-feira, 18 de março de 2016

As histórias e o pente

escrita criativa como escrever um livro personagem enredo narrador espaço tempo dicas para escritores escritor dicas para escrever melhor como escrever um romance

Quando contamos uma história, seja ela de que gênero for, precisamos prestar atenção aos elementos que a compõe. Tais elementos constituem o PENTE:

 
Personagem
Enredo
Narrador
Tempo
Espaço

Como escritor, você pode escolher quais desses elementos pretende privilegiar em detrimentos dos demais. Pode, por exemplo, construir uma história que se foque mais no personagem que no enredo. Pode evidenciar o tempo em que a história ocorre, ou transformar o espaço no protagonista da sua história. Mas, para poder escolher o que quer fazer, você precisa ter consciência de como tais elementos são formados.

a)      Personagem:

É o ser que faz a história acontecer. Sempre que alguém conta uma história, ela é sobre alguém que faz alguma coisa, ou alguém que sofre alguma ação. Ou seja, personagem é esse alguém.
Quanto aos tipos de personagem, existem várias formas de classificá-los, de acordo com a função exercida nas narrativas. De um modo geral, a classificação mais ampla nos traz:
·                          Protagonista: é o personagem que leva a história para a frente, que a move em sentido ao seu objetivo.
·                          Antagonista: é o oponente, aquele que impede (ou tenta impedir) que a história avance em seu objetivo.
·                          Adjuvante: é o personagem que auxilia o protagonista ou o antagonista, exercendo uma tarefa específica em algumas cenas. Pode ser um mentor, que ensina o herói fundamentos que o auxiliarão em sua jornada; ou um capanga do antagonista, muitas vezes atrapalhado, que tenta impedir o protagonista de seguir na história, mas acaba fazendo caquinha e acaba mais ajudando a história a avançar do que fazendo-a retroceder, efetivamente.

b)     Enredo:

Como eu disse, toda história é sobre alguém que faz alguma coisa, ou alguém que sofre alguma ação. A ação que acontece durante a história é o que chamamos de enredo.
Um enredo bem construído leva em conta a necessidade dramática do protagonista (o que ele quer) e narra sua jornada saindo do ponto A ao ponto Z, ou seja, partindo do mundo comum e empurrando o herói rumo ao seu objetivo, podendo alcançá-lo ou não.
Lembre-se: um bom enredo se faz de conflitos. Se seu personagem planeja roubar um banco e tudo der muito certinho, não houver nada que o impeça, talvez essa não seja uma história que possa interessar ao grande público.

c)      Narrador:

Narrador é aquele que conta a história. Basicamente, as histórias têm narrador em primeira pessoa (eu) ou em terceira pessoa (ele). O narrador em primeira pessoa é um personagem da própria história, ele participa e narra a ação pelo seu próprio ponto de vista. Já o narrador em terceira pessoa conta algo que aconteceu com outras pessoas. Ele pode saber de tudo, inclusive o que se passa nos pensamentos de cada personagem, ou ser apenas um expectador, e mostrar ao leitor apenas o que é possível de ser visto ou analisado de fora.
Mesmo que você não tenha um narrador personagem, é importante pensar sobre que ponto de vista você pretende contar sua história. Imagine quem é seu narrador como se fosse um personagem. Pensa comigo: uma dona de casa, em torno dos 40 anos, mãe de dois filhos, contaria uma história de um adolescente bêbado na balada da mesma forma que o próprio adolescente? Que aspectos essa mulher abordaria que seriam diferentes do ponto de vista do adolescente?

d)     Tempo:

Toda história contada acontece num determinado tempo. Um dos erros mais comuns do escritor iniciante é justamente não conseguir determinar a fatia de tempo de sua história. Leve em conta o enredo: sua história leva o personagem do ponto A ao ponto Z, mas antes do ponto A, ele já tinha uma vida, uma história. Essa história determina quem ele é, por que age de uma maneira e não de outra, quais são seus conceitos e preconceitos etc. Você não precisa contar toda a biografia do personagem: precisa selecionar bem a fatia de tempo que precisa para contar a história que deseja.
Outro fator interessante a ser levado em consideração: se sua história se baseia numa sociedade real, quais são os valores dessa sociedade no período em que a história acontece? Narrar a mudança de uma transexual que se submete a uma cirurgia de mudança de sexo nos dias de hoje é muito diferente de narrá-la nos anos de 1920.

e)      Espaço:


Sua história acontece em um determinado lugar. Assim como na física, tempo e espaço também estão diretamente ligados quando construímos uma história. Se pegarmos o Brasil em 1500, ele era muito diferente de Portugal em 1500 – e ambos eram muito diferentes do que são nos dias de hoje. O que muda em 1500 é o espaço, e esse espaço determina os valores da sociedade que ali vive.

Nenhum comentário :

Postar um comentário