terça-feira, 18 de agosto de 2015

7 formas cativantes de iniciar uma história

Como captar a atenção do leitor já nas primeiras linhas?


como escrever um livro estrutura dicas para escritores iniciantes teoria literaria dicas literarias estrutura comecar um livro
Fonte: We Heart It

Todo texto é um convite para uma viagem sem sair do lugar. Assim, o ideal seria fisgar o leitor já no início do texto (nas primeiras linhas ou nos primeiros parágrafos, estivermos falando de uma crônica ou um conto; ou no primeiro capítulo, se estivermos falando de um romance). Tenha em mente que, por mais que o texto seja um convite a viajar, todo convite apresenta um dilema: ser aceito ou ser recusado.

Antigamente, dizia-se que o escritor de romances deveria conquistar o leitor nas primeiras 20 páginas. Hoje em dia, com a velocidade e a facilidade de acesso à informação, se o texto não for capaz de segurar o leitor já no início, há uma grande chance de que ele seja abandonado.

Basicamente, o início de sua história deve deixar o leitor curioso, entusiasmado ou até mesmo inquieto com o que virá pela frente. Assim, é preciso que duas coisas estejam claramente definidas já de cara: quem é o protagonista e qual o conflito central da história. A partir daí, o leitor decide se vai encarar esse roteiro turístico ou não.


Existem algumas estratégias para captar a atenção do seu interlocutor já no início da narrativa. Vejamos:

1.                 Caracterização de personagem

“Ela era gorda, baixa, sardenta, de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de livros gostaria de ter: um pai dono de livraria.” (Clarice Lispector – Felicidade Clandestina)

Comece seu texto apresentando alguma(s) característica(s) curiosa – física ou psicológica – de um dos personagens (pode ser o protagonista ou não).

2.                 Mistério

“O telefone toca. Eu atendo. A moça, do outro lado da linha, me responde: Oi, tá me escutando? Sim, estou. Ela me pede para aguardar um minutinho. Eu aguardo. A cada um minuto e pouquinho, ela retorna, me pedindo mais um minutinho. Isso se repete por umas quatro ou cinco vezes, até a ligação ser transferida para um moço, que gentilmente também me pede para aguardar um minutinho. Eu tento conversar com ele, pergunto do que se trata. Ele não me responde. Depois do terceiro minutinho que ele me pede, eu desligo o telefone, sem saber do que se trata.” (Andreia Evaristo – Oi, tá me escutando?)

Apresente seu personagem envolvido em uma trama de mistério, um evento que o leitor não consiga compreender exatamente no início da trama, mas que será solucionado no decorrer da história.

3.                 Constrates

“Depois de cinco anos de tentativas, Maria Clara conseguiu, enfim, dar à luz a Miguel. Mal sabia ela que ali começava, simultaneamente, seu deleite e sua tortura.”

Comece o texto trazendo ao leitor duas situações de sensações totalmente opostas a serem vividas pelos personagens; mostre um momento feliz para logo em seguida introduzir um momento trágico, por exemplo.

4.                 Revelação surpreendente

“Não entendi por que minha família ficou tão chocada ao saber que o recheio da torta tinha sido feito com a carne do gato da vizinha.”

Revele um fato pouco comum, uma informação chocante que leve o leitor a querer saber mais sobre o que aconteceu.

5.                 Humor

“Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar: duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas.” (Luis Fernando Veríssimo)

Comece sua história com um fato engraçado, uma anedota ou piada.

6.                 Questionamento

“E quando acaba, como você se sente?” (Andreia Evaristo – E quando acaba, como você se sente?)

Se optar por começar seu texto com um questionamento, lembre-se de que ele deve ser intrigante, deve causar curiosidade, inquietação – ou até mesmo parecer uma provocação.

7.                 Provocação

“Paquerar é bom, mas chega uma hora que cansa!” (Luís Fernando Veríssimo)

Contrarie o que diz o senso comum, desconstrua uma verdade tida como absoluta, faça uma afirmação dramática.

Se você conseguir unir mais de uma dessas dicas no início do mesmo texto (por exemplo, uma pergunta provocadora que contenha uma dose de humor), mais intrigante será o início do seu enredo.


Também é importante ressaltar que a expectativa que você criar no início do texto deverá ser mantida – reforçada ou ampliada – no decorrer do texto. Um texto que comece com um mistério, por exemplo, precisa manter o suspense sobre o desenrolar do conflito até o fim (ou até o clímax), quando o segredo da história é revelado. Se você iniciar com humor, fica mais complicado trocar o tom do texto para algo mais sério, ou melancólico, no desenrolar da história. Afinal, se o início do texto é uma amostra grátis do que há por vir, não dá para degustar caviar na entrada e fazer uma refeição à base de patê de sardinha, certo?

Nenhum comentário :

Postar um comentário