Como captar a atenção do leitor já nas primeiras linhas?
Todo texto é
um convite para uma viagem sem sair do lugar. Assim, o ideal seria fisgar o
leitor já no início do texto (nas primeiras linhas ou nos primeiros parágrafos,
estivermos falando de uma crônica ou um conto; ou no primeiro capítulo, se
estivermos falando de um romance). Tenha em mente que, por mais que o texto
seja um convite a viajar, todo convite apresenta um dilema: ser aceito ou ser
recusado.
Antigamente,
dizia-se que o escritor de romances deveria conquistar o leitor nas primeiras
20 páginas. Hoje em dia, com a velocidade e a facilidade de acesso à
informação, se o texto não for capaz de segurar o leitor já no início, há uma
grande chance de que ele seja abandonado.
Basicamente,
o início de sua história deve deixar o leitor curioso, entusiasmado ou até
mesmo inquieto com o que virá pela frente. Assim, é preciso que duas coisas
estejam claramente definidas já de cara: quem é o protagonista e qual o conflito
central da história. A partir daí, o leitor decide se vai encarar esse roteiro
turístico ou não.
Existem
algumas estratégias para captar a atenção do seu interlocutor já no início da
narrativa. Vejamos:
“Ela era gorda, baixa, sardenta, de cabelos
excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós
todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da
blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora
de livros gostaria de ter: um pai dono de livraria.” (Clarice Lispector – Felicidade Clandestina)
Comece seu
texto apresentando alguma(s) característica(s) curiosa – física ou psicológica
– de um dos personagens (pode ser o protagonista ou não).
2.
Mistério
“O telefone toca. Eu atendo. A moça, do
outro lado da linha, me responde: Oi, tá me escutando? Sim, estou. Ela me pede
para aguardar um minutinho. Eu aguardo. A cada um minuto e pouquinho, ela
retorna, me pedindo mais um minutinho. Isso se repete por umas quatro ou cinco
vezes, até a ligação ser transferida para um moço, que gentilmente também me
pede para aguardar um minutinho. Eu tento conversar com ele, pergunto do que se
trata. Ele não me responde. Depois do terceiro minutinho que ele me pede, eu
desligo o telefone, sem saber do que se trata.” (Andreia Evaristo – Oi, tá me escutando?)
Apresente seu
personagem envolvido em uma trama de mistério, um evento que o leitor não
consiga compreender exatamente no início da trama, mas que será solucionado no
decorrer da história.
3.
Constrates
“Depois de cinco anos de tentativas, Maria
Clara conseguiu, enfim, dar à luz a Miguel. Mal sabia ela que ali começava,
simultaneamente, seu deleite e sua tortura.”
Comece o
texto trazendo ao leitor duas situações de sensações totalmente opostas a serem
vividas pelos personagens; mostre um momento feliz para logo em seguida
introduzir um momento trágico, por exemplo.
4.
Revelação
surpreendente
“Não entendi por que minha família ficou tão
chocada ao saber que o recheio da torta tinha sido feito com a carne do gato da
vizinha.”
Revele um
fato pouco comum, uma informação chocante que leve o leitor a querer saber mais
sobre o que aconteceu.
5.
Humor
“Minha mulher e eu temos o segredo para
fazer um casamento durar: duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante,
com comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às
terças-feiras e eu, às quintas.” (Luis Fernando Veríssimo)
Comece sua
história com um fato engraçado, uma anedota ou piada.
6.
Questionamento
“E quando acaba, como você se sente?”
(Andreia Evaristo – E quando acaba, como
você se sente?)
Se optar por
começar seu texto com um questionamento, lembre-se de que ele deve ser
intrigante, deve causar curiosidade, inquietação – ou até mesmo parecer uma
provocação.
7.
Provocação
“Paquerar é bom, mas chega uma hora que
cansa!” (Luís Fernando Veríssimo)
Contrarie o
que diz o senso comum, desconstrua uma verdade tida como absoluta, faça uma
afirmação dramática.
Se você
conseguir unir mais de uma dessas dicas no início do mesmo texto (por exemplo,
uma pergunta provocadora que contenha uma dose de humor), mais intrigante será
o início do seu enredo.
Também é
importante ressaltar que a expectativa que você criar no início do texto deverá
ser mantida – reforçada ou ampliada – no decorrer do texto. Um texto que comece
com um mistério, por exemplo, precisa manter o suspense sobre o desenrolar do
conflito até o fim (ou até o clímax), quando o segredo da história é revelado.
Se você iniciar com humor, fica mais complicado trocar o tom do texto para algo
mais sério, ou melancólico, no desenrolar da história. Afinal, se o início do
texto é uma amostra grátis do que há por vir, não dá para degustar caviar na
entrada e fazer uma refeição à base de patê de sardinha, certo?
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