terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O segredo dos roteiros de Hollywood

Segundo Christopher Vogler, filmes de grande bilheteria de Hollywood seguem a jornada do herói, de Joseph Campbell.

A jornada do herói (ou monomito) é uma sequência de eventos encontrada nos mitos e histórias de fantasia, que se repete através dos tempos. A mesma estrutura pode ser encontra na mitologia grega, por exemplo, ou nos livros de O senhor dos anéis. Por mais que a jornada do herói não deva ser encarada como um esquema rígido a ser seguido, não se pode negar sua importância e sua presença em grandes sucessos narrativos, seja em livros ou filmes.

como escrever um livro estrutura dicas para escritores iniciantes teoria literaria dicas literarias protagonista heroi construcao de personagem


A jornada do herói é composta de 12 etapas, sendo elas:

  1. Mundo comum:

Consiste na ambientação da história e tem basicamente duas funções:

a)      Ambientar a história, descrevendo cenários e situações comuns ao protagonista da história;
b)      Criar uma analogia com o mundo inocente da infância.

É aqui que tudo começa.

  1. O chamado para a aventura

Esse é o momento em que o herói rompe com sua rotina do mundo comum. O chamado para a aventura pode ocorrer através de um evento sobrenatural, com o herói descobrindo uma sina que o torna diferente dos outros que ele conhece ou atrás de um erro.

É nesse momento que a vida do herói é transferida para um mundo novo, desconhecido.

  1. Recusa do chamado

Uma das coisas que aprendi nos meus últimos textos narrativos é sempre me perguntar: por que o personagem faria isso? Essa pergunta se aplica não apenas ao trecho que se refere à recusa do chamado, mas nesse caso específico, pergunte-se: o que levaria seu herói a deixar sua zona de conforto no mundo comum e se jogar rumo ao desconhecido? Há algo que o empurre? O que está em jogo é grande o suficiente para fazê-lo largar tudo o que conhece?

Lembre-se: seu herói não se sente diferente dos demais para merecer um destino duvidoso. Algumas vezes, a recusa do herói é justamente o que vai desencadear o evento que o forçará a aceitar sua sina.

  1. Encontro com o mentor

Muitas vezes, o auxílio que aparece na vida do herói é sobrenatural. O surgimento da figura do mentor gera fascínio e marca o início da aventura. Pode vir sobre a forma de um ser sobrenatural, ou um eremita – alguém que tenha muita experiência para transferir ao herói.

É muito comum, também, que o mentor ofereça ao herói uma série de amuletos e ferramentas que o herói possa vir a precisar durante sua aventura.

  1. Travessia do primeiro limiar

Toda história de aventura dentro dos moldes do monomito tem um momento em que não há retorno, aquele momento em que o herói enfrenta seu primeiro obstáculo e percebe que não poderá mais voltar pelo caminho de onde veio e sua única alternativa é seguir em frente. Pode ser uma ponte que se quebrou, um portal que se desfez, um cataclisma que destruiu o caminho que o levaria mais rapidamente de volta ao mundo comum. O que importa é saber que, a partir do primeiro limiar, a aventura não tem mais chance de não acontecer – e o herói jamais ao que tinha antes.

O primeiro limiar de uma história também pode ser chamado de umbral. Este ponto marca a divisa entre o mundo comum e o mundo extraordinário no qual o herói vai se lançar. Normalmente, há um guardião (ou vários deles) que tem a função de proteger a passagem entre os dois mundos.

Após a travessia do primeiro limiar, o herói pode passar pelo ventre da baleia, uma etapa de transformação e renascimento. Numa linguagem simbólica, a o ventre da baleia pode significar o útero da mãe e o herói está, metaforicamente, nascendo de novo. Esse acontecimento – que pode ser um evento sobrenatural, uma passagem secreta, um sonho profético, a consulta a um oráculo – pode substituir o enfrentamento do guardião do primeiro limiar, e levar o herói diretamente ao mundo desconhecido.

Na travessia do primeiro limiar, o herói cai, é arrebatado, atravessa um portal, é transportado ou transformado.

  1. Testes, aliados e inimigos

Por mais que no esquema essa pareça uma etapa como as outras, normalmente é aqui que a história se desenrola – e, justamente por isso, essa é a etapa mais longa. Se fôssemos dividir a história em três atos, a travessia do primeiro limiar marcaria o fim do primeiro ato e o segundo começaria nesta etapa.

Num ambiente de formas imprecisas e, por vezes, semelhante a sonhos, o herói será exposto a uma série de provações na busca de realizar o seu objetivo.
Numa história bem construída, o herói terá características que são antagônicas ao que ele precisará fazer para alcançar a sua recompensa, mas cada provação vencida é um vislumbre do objetivo final.

  1. Aproximação da caverna oculta

O herói se aproxima da toca do inimigo para enfrentá-lo, de posse de toda a experiência que adquiriu nos testes e provações. É comum que ele tenha algum tipo de arma mágica para servir de ferramenta nesse embate.

  1. Provação suprema

É o confronto final com o antagonista. É nesse momento, de vida ou morte, que o herói vai enfrentar sua maior provação. Ele vai precisar encarar todos os seus medos para poder vencer a batalha contra o antagonista. O herói vence, conquista seu ápice e se consagra como deus.

  1. Recompensa

Com a batalha final, o herói conquista o elixir, o prêmio, uma recompensa que pode lhe trazer poder e reconhecimento – é a conquista do objetivo, aquilo que o mantinha na aventura.

  1. Caminho de volta

É a parte mais curta da jornada. O herói, em posse do elixir que servirá de base para a renovação, começa seu caminho de volta para o mundo comum. Seu retorno pode ser de forma mágica ou sobrenatural, pode contar com a ajuda de alguém / algum elemento, ou pode ser resgatado.

  1. Ressurreição

Esta etapa é opcional. Durante o regresso, o herói pode vir a enfrentar um novo conflito, ainda maior que a provação suprema. É um momento interessante para um ponto de virada (plot twist) – aquele momento em que o leitor fica de boca aberta porque acontece algo totalmente inesperado (alguém que fora dado por morto retorna, algum segredo é revelado, alguém que se pressupunha aliado se demonstra inimigo). Mais uma vez, o herói vence a batalha, embora possa precisar ser revivido por forças sobrenaturais.

  1. Retorno com o elixir

O herói regressa para o mundo comum, em posse do elixir conquistado na aventura. Há heróis que hesitam em voltar para casa, já que no mundo extraordinário ele se demonstrou ser muito diferente do que era no mundo comum – mas é porque ele ainda não tem consciência de que, mesmo retornando para casa, ele não é mais o mesmo: é um novo ser, transformado, o mestre dos dois mundos.

As jornadas do herói hoje em dia não se limitam a aventuras em que um herói se desloca de um lado a outro no mapa em busca do seu elixir. Os conflitos estão muito mais amplos: podemos lidar com questões éticas, morais, filosóficas, valores pessoais e sociais. Assim, a jornada pode ir desde um conflito simples, como sair de casa para comprar leite até uma batalha de vida ou morte (pessoal ou de um grupo).

Nenhum comentário :

Postar um comentário