Vamos relembrar as três dicas dadas no post Como fazer o leitor grudar na sua história:
- Não conte, mostre.
- Evite filter words (assistir,
decidir, experimentar, imaginar, notar, olhar, ouvir, parecer, pensar,
perceber, poder, saber, sentir, ser capaz de, ver...)
- Trabalhe com os sentidos (audição, visão, tato, olfato, paladar)
Hoje é dia de
colocar em prática essas dicas. A ideia é escrever as cenas solicitadas
mostrando com ações como o personagem está, como ele age ou reage ao mundo ao
seu redor. Você não deve contar o que acontece, deve mostrar – como quem narra
detalhes de um filme ou seriado. Evite usar filter
words e, sempre que possível, trabalhe com os sentidos. Isso vai ajudar a
criar aderência com o leitor, vai fazer com que o leitor se sinta parte da
história, vai fazer com que ele seja inserido no seu mundo ficcional.
Lembre-se de
criar um personagem e inserir um strong
ghost na vida dele (ele precisa ter um passado, ter traumas, defeitos, e
isso precisa ficar claro na cena). Fuja dos personagens perfeitinhos, fuja dos
personagens com status importantes.
Quanto mais próximo de alguém comum, maior a aderência do público.
Você deve
inserir mais elementos na cena, e pode acrescentar um final. A narração pode
ser em primeira ou terceira pessoa, com verbos no presente ou no passado (pode
usar o futuro, apesar de não muito convencional, e não criar muita ligação com
o leitor).
a) Mariana
estava feliz por estar naquele aniversário. Mas, na hora que João lhe ofereceu
um prato de bolo e um copo de refrigerante, ela acabou se molhando de coca-cola
de cima a baixo.
b) Júlio
está ansioso. Está sozinho com Helena. Ele gosta dela e quer beijá-la, mas
nunca beijou ninguém e tem medo de que algo dê errado. Ele enfrenta seu medo e
a beija.
c) Clarice
é tão ciumenta que chega a ser paranoica.
d) João
e Carlos começaram a trabalhar juntos. No passado, eles foram namorados, mas se
separaram. Todos os colegas sabem que João é gay, mas Carlos não quer que ninguém saiba de sua orientação sexual
no trabalho. A cena precisa mostrar ao leitor quem é cada um dos personagens,
deixar claro que há um conflito entre eles, mas sem entregar o motivo pelo qual
se separaram, pelo qual são “inimigos”.
e) Karina
está na frente dos alunos na escola, no palco do auditório, com uma roupa de
Madonna. A música começa a tocar, mas a menina está paralisada.
f) Marcela
acabou de descobrir que os nudes que
mandou para seu crush vazaram pelo
whatsapp e todos os alunos da escola já receberam.
g) Thiago
acabou de receber uma denúncia de que sua namorada está com outro no motel
nesse exato momento.
h) Marcos
Paulo está se sentindo sozinho.
i)
Juliana precisa revelar um segredo à sua mãe, mas
tem certeza de que a mãe vai recriminá-la.
j) Leandro
está na escola quando, ao se abaixar para pegar uma bola, sente sua calça
rasgar.
E aí, mãos à obra? Dedos ao
teclado?
P.s.: Se quiser, pode postar os
exercícios aqui nos comentários ou me mandar por e-mail. Vamos trocar umas
ideias, pode ser?
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