terça-feira, 13 de setembro de 2016

Exercícios de escrita - aderência com o leitor



Vamos relembrar as três dicas dadas no post Como fazer o leitor grudar na sua história:



  1. Não conte, mostre.
  2. Evite filter words (assistir, decidir, experimentar, imaginar, notar, olhar, ouvir, parecer, pensar, perceber, poder, saber, sentir, ser capaz de, ver...)
  3. Trabalhe com os sentidos (audição, visão, tato, olfato, paladar)



Hoje é dia de colocar em prática essas dicas. A ideia é escrever as cenas solicitadas mostrando com ações como o personagem está, como ele age ou reage ao mundo ao seu redor. Você não deve contar o que acontece, deve mostrar – como quem narra detalhes de um filme ou seriado. Evite usar filter words e, sempre que possível, trabalhe com os sentidos. Isso vai ajudar a criar aderência com o leitor, vai fazer com que o leitor se sinta parte da história, vai fazer com que ele seja inserido no seu mundo ficcional.

Lembre-se de criar um personagem e inserir um strong ghost na vida dele (ele precisa ter um passado, ter traumas, defeitos, e isso precisa ficar claro na cena). Fuja dos personagens perfeitinhos, fuja dos personagens com status importantes. Quanto mais próximo de alguém comum, maior a aderência do público.

Você deve inserir mais elementos na cena, e pode acrescentar um final. A narração pode ser em primeira ou terceira pessoa, com verbos no presente ou no passado (pode usar o futuro, apesar de não muito convencional, e não criar muita ligação com o leitor).

a)      Mariana estava feliz por estar naquele aniversário. Mas, na hora que João lhe ofereceu um prato de bolo e um copo de refrigerante, ela acabou se molhando de coca-cola de cima a baixo.
b)     Júlio está ansioso. Está sozinho com Helena. Ele gosta dela e quer beijá-la, mas nunca beijou ninguém e tem medo de que algo dê errado. Ele enfrenta seu medo e a beija.
c)      Clarice é tão ciumenta que chega a ser paranoica.
d)     João e Carlos começaram a trabalhar juntos. No passado, eles foram namorados, mas se separaram. Todos os colegas sabem que João é gay, mas Carlos não quer que ninguém saiba de sua orientação sexual no trabalho. A cena precisa mostrar ao leitor quem é cada um dos personagens, deixar claro que há um conflito entre eles, mas sem entregar o motivo pelo qual se separaram, pelo qual são “inimigos”.
e)      Karina está na frente dos alunos na escola, no palco do auditório, com uma roupa de Madonna. A música começa a tocar, mas a menina está paralisada.
f)       Marcela acabou de descobrir que os nudes que mandou para seu crush vazaram pelo whatsapp e todos os alunos da escola já receberam.
g)      Thiago acabou de receber uma denúncia de que sua namorada está com outro no motel nesse exato momento.
h)     Marcos Paulo está se sentindo sozinho.
i)        Juliana precisa revelar um segredo à sua mãe, mas tem certeza de que a mãe vai recriminá-la.
j)       Leandro está na escola quando, ao se abaixar para pegar uma bola, sente sua calça rasgar.

E aí, mãos à obra? Dedos ao teclado?

P.s.: Se quiser, pode postar os exercícios aqui nos comentários ou me mandar por e-mail. Vamos trocar umas ideias, pode ser?

Nenhum comentário :

Postar um comentário