segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Ciclo da moda


E a moda? Por mais que eu seja uma apaixonada por roupas e sapatos (e bolsas, e cintos, e acessórios...), não é sobre isso que eu pretendo falar. O que me pega hoje é esse sentimento coletivo e generalizado que as pessoas têm de pertencer a um grupo que faz, usa, come e pensa as mesmas coisas, e de como a moda, enquanto um sistema de usos e costumes compartilhados por pessoas do mesmo grupo, é cíclica.


Quando a gente começa a se entender por gente, a saber o que quer para si mesmo, começa a observar quem nos rodeia. Mesmo sem querer, somos levados a acreditar que as vantagens que alguém tem na vida podem estar relacionadas às coisas que ele tem, usa, faz ou come. Gabriel é popular. Deve ser porque ele usa essas calças maneiras da Imitation, ou esses tênis da Mike. Então, como a gente quer ser popular como Gabriel, vai atrás de comprar e usar as calças Imitation ou os tênis Mike. Mas, enquanto adolescentes, muitas vezes não temos dinheiro para tais coisas. A gente se frustra e passa vontade – e, se não consegue ser popular como o Gabriel, continua acreditando que ser interessante e querido pelas pessoas tem a ver com a moda.

Os anos se passam e a gente começa a trabalhar. A moda muda, as calças Imitation e os tênis Mike saem de moda. Até que, dez ou quinze anos depois, a moda dá uma reviravolta e essas coisas que a gente tanto valorizava quando era adolescente voltam a ser produzidas pela indústria. Mas agora há uma diferença: a gente trabalha, já tem o próprio dinheiro – e pode realizar os sonhos de consumo frustrados da adolescência. Então, a gente compra as calças Imitation e os tênis Mike que replicam os ícones de popularidade dos nossos tempos perdidos.

É exatamente nesse ciclo de moda que eu penso quando vejo adultos correndo pelas ruas, empunhando smartphones, caçando pokémons ou aglomerados em pokestops, em transe total. Eles vivem, em realidade aumentada, o sonho infantil de ser um herói como Ash. Já os mais novos, vivem a modinha atual de colecionar pokémons, sempre em busca do mais raro, para tentar ser o cara popular como o Gabriel das calças Imitation e dos tênis Mike – mudam os sonhos de consumo e os ícones de desejo, mas a modinha continua. E, cíclica como é a moda, daqui a dez anos, veremos novamente uma legião de pessoas caçando pokémons pelas ruas, com uma nova roupagem.


(Andreia Evaristo)
Crônica publicada no jornal A Notícia, em 06 de agosto de 2016.
Online: Diário Catarinense

Nenhum comentário :

Postar um comentário