segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Como fugir do bloqueio criativo

Ou como produzir um roteiro da sua história para nunca mais ficar travado na hora de escrever


dicas para escritores bloqueio criativo roteiro de escrita escaleta dicas para escritores iniciantes como escrever um livro como se tornar um escritor dicas literarias show not tell dont tell show mostre nao conte

Alguns escritores, tão logo começam a se enveredar pelos caminhos da escrita de textos mais longos, acabam se deparando com um fantasma: o bloqueio criativo. Não é que eles não saibam de onde seu personagem principal veio ou até mesmo para onde ele vai ou o que vai acontecer com ele, mas eles se sentam em frente ao computador e travam.

Para evitar esse tipo de bloqueio, uma das coisas que eu aprendi a fazer foi a escaleta.

Escaleta é um roteiro da história do seu livro, cena por cena, já divididas em capítulos, apontando todas as informações possíveis na ordem em que serão escritas.

Para começar a explicar o que é uma escaleta, é necessário dominar alguns conceitos básicos, cuja origem está no cinema. No vídeo a seguir, o primeiro de uma pequena série sobre como produzir um roteiro de escrita, eu defini o que é cena, o que é sequência e quais as funções de uma cena - além de dar exemplos sobre como essas funções funcionam na história.



Gostaria de lembrar que as dicas presentes no vídeo são uma FORMA de fazer literário, não uma FÓRMULA. Literatura é arte e, enquanto arte, não precisa de amarras - cada escritor é livre para produzir seus textos da maneira que achar mais interessante.

Nenhum comentário :

Postar um comentário