sexta-feira, 31 de julho de 2015

Como encontrar inspiração para escrever?

como escrever um livro estrutura dicas para escritores iniciantes teoria literaria dicas literarias inspiracao transpiracao de onde vem a inspiracao para escrever escritor inspirado musa inspiradora de onde tirar ideias para escrever
Fonte: We Heart It


Uma das principais perguntas que as pessoas fazem a quem escreve é de onde você tira inspiração? Por mais que a inspiração seja importante, ela nem sempre é a maior parte do trabalho de escrita. A inspiração está no dia-a-dia, na vida cotidiana, aquela que a gente vive no mercadinho da esquina, na roda de amigos, na ida ao cinema ou ao shopping.

Pelo sim, pelo não, há sim algumas dicas que você pode aproveitar na hora de correr atrás da sua "musa inspiradora".


1. Estimule o lado direito do seu cérebro


O lado direito do nosso cérebro é responsável pela criatividade, pela emoção, pelo desenvolvimento artístico. Então, seria interessante que você pudesse estimular ao máximo essas habilidades. Como fazer isso? Leia poesia, escute música, assista a filmes. Encontre a criança que mora dentro de você - desenhe, pinte, brinque de faz-de-conta. Tudo isso ajuda a estimular mais o lado direito do seu cérebro.


2. Use estratégias de escrita criativa ou intuitiva


Antes de começar a escrever, seja um conto ou um capítulo de um romance, eu uso uma estratégia que funciona bem para estimular a escrita criativa e intuitiva, que consiste em dois exercícios simples:

a) Escreva cinco substantivos comuns (livro, lápis, batom, amor, bicicleta). Em seguida, tente definir o que são esses substantivos de uma forma diferente, não-ortodoxa, mais artística. Por exemplo:
livro - portal para a dimensão dos sonhos não realizados
lápis - máquina de escrever portátil
batom - humor interno refletido na cor dos lábios
amor - sementinha de afeto que germina em coração fértil
bicicleta - máquina de motivação para nos manter em movimento

b) Escreva cinco objetos comuns. Em seguida, atribua-lhes novas funções:
guarda-chuva - vaso de flores pendurado no trinco da porta
tijolo - caixinha de correio improvisada
caneta - perfurador de lacres
maria-mole - preenchedor de furos na parede
bola - banco temporário


3. Desenvolva o "olhar"


O que muda entre uma foto comum e uma foto artística é o olhar do fotógrafo. O mesmo vale para a literatura. Há muita gente falando sobre as coisas mais comuns do mundo de forma totalmente inusitada. O que muda é a situação? Não, é o recorte feito da realidade.
Encare o mundo com olhos diferentes. Faça comparações do que você vê com o que você já conhece. Crie suas próprias metáforas para descrever as coisas que presencia. E, principalmente, preste atenção aos detalhes: a riqueza está nos detalhes.


4. Tenha sempre um bloco em mãos


Uma das coisas que aprendi como blogueira é que a inspiração para escrever pode estar em qualquer lugar, pode surgir a qualquer momento. Então, desde que eu comecei a escrever para a internet, sempre carrego comigo bloquinhos de anotação. Tenho blocos na bolsa, na minha mesa no trabalho, ao lado do sofá na sala (onde eu costumo digitar), e até mesmo no criado-mudo ao lado da minha cama (um dos livros que eu estou escrevendo tem o seu primeiro capítulo baseado num sonho que eu tive à noite). Não importa se a ideia parece boba ou não, se o que lhe surgiu não foi uma ideia completa mas apenas uma metáfora - anote!


5. Baseie-se em experiências


Nada surge do nada, certo? Você pode inspirar suas histórias em experiências pessoais, em coisas que você viveu - partir dessas experiências para iniciar a história. Mas você pode fazer mais que isso: pode partir de experiências vividas por outras pessoas. Conversar com pessoas, ouvir suas histórias, é sempre uma boa fonte de inspiração.


Nenhum comentário :

Postar um comentário