sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Escândalo, traição e poder feminino na Idade Média


Quem não ama uma confusão, que atire a primeira pedra!


Já falei sobre o Wattpad por aqui, mas não sei se cheguei a confessar minha verdadeira paixão pela plataforma. 💘 Meu entusiasmo pela literatura nacional só cresce, e no Wattpad tenho encontrado textos muito bons de escritores quase desconhecidos. Claro: é preciso muita paciência para garimpar as histórias - de modo geral, eu confio na opinião de amigos e nas indicações dos blogs de literatura, porque, ao mesmo tempo que tem obras maravilhosas por lá, também tem umas coisas que eu prefiro nem comentar por aqui.

Hoje eu trago para vocês um dos livros que tenho acompanhado nos últimos tempos: Adastreia, da escritora Isabela Mião. Adastreia é um romance histórico, que se passa durante o Renascimento, e mescla fatos históricos com ficção de uma maneira peculiar e bastante envolvente.

A história já começa com uma cena arrebatadora: Ana, a duquesa da Prússia, está numa discussão acalorada com seu amante, cuja identidade é secreta. Eles discutem porque ela está prestes a dar à luz a um bebê, filho desse amante, e ele tenta convencê-la a fugir com ele. Mas ele está para se casar e não vai desistir do casamento, contudo, espera que Ana o acompanhe. Ela, mulher forte e determinada, decide que não vai se submeter a isso, ainda mais tendo que levar seus filhos junto. Quando o amante é expulso da casa dela, ela dá à luz a Alecto, uma menina linda e loira.

O segundo capítulo retoma a história no futuro, quando Alecto está prestes a realizar sua festa de dezesseis anos, tempo que passou sob a proteção de seu irmão mais velho, Richard, e na companhia de sua mãe e suas irmãs.

O enredo de Adastreia é muito bem desenvolvido: a trama é organizada, os fatos são desvendados com o leitor, mas deixando sempre um ar de suspense, que deixa aquele gostinho de curiosidade, de querer saber o que vai acontecer em seguida. Os personagens parecem ter vida própria, com personalidades bem distintas e ações que nos fazem acreditar que eles realmente existiram (ok, alguns deles realmente existiram, mas não da mesma forma que aparecem no livro).

Confira a sinopse:

"Nem todos os momentos de nossas vidas são previsíveis. Existem aqueles que chegam e nos pegam desarmados, pois apesar de serem inesperados, são inevitáveis."

E isso não foi diferente para a jovem Alecto. Filha ilegítima de Ana, Duquesa da Prússia e um amante de sua juventude, Alecto leva uma vida normal e dentro dos padrões da corte prussiana de 1494, sendo uma jovem dócil e de acordo com os modelos da sociedade.
Porém, no seu aniversário de dezesseis anos, um fato que sua mãe escondeu dela sua vida toda vem a tona, fazendo com que a vida da jovem moça e todos a seu redor se transforme de uma tal maneira que nunca mais virá ser a mesma. Um livro cheio de romances, intrigas e descobertas pessoais, Adastréia é uma leitura transporta seu leitor por grandes aventuras pelo Sacro Império Romano Germânico de 1494.

Uma das coisas que mais gosto em Adastreia é justamente poder ser transportada para a Europa pós Idade Média, num mundo com reinos, castelos, nobres e bailes, mas de forma bastante verossímil e realista, com todos os dramas e confusões típicos do ser humano.
Recomendo: vale muito a leitura!

Quer conhecer mais:Livro: Adastreia
Autora: Isabela Mião
Plataforma: Wattpad
Tamanho: 15 capítulos (ainda não finalizado)
Valor: gratuito
Siga a autora: Facebook - Fanpage Adastreia - Grupo de leitores de Adastreia - Blog Por entre páginas 

E você, já leu Adastreia? Gosta de romances históricos? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário