terça-feira, 29 de novembro de 2016

Assédio no trabalho ou um caso de amor?'

Calma, calma, calma! Antes de me acusar de romantizar situações constrangedoras, leia o que eu tenho a dizer.


Antes de qualquer coisa, você conhece o Wattpad? É uma plataforma gratuita, na qual escritores publicam suas obras, capítulo por capítulo, sem qualquer custo e onde os leitores vão acompanhando a evolução da história, capítulo por capítulo, também sem qualquer custo - e com uma vantagem única: poder ir se comunicando com o escritor a cada trecho lido na plataforma, se indignando com os personagens (ou se apaixonando por eles).


Hoje quero fazer minha primeira resenha sobre um livro do Wattpad, que é o livro Justa Causa, da escritora gaúcha Gislaine Oliveira. Confere a sinopse:

Déia vai trabalhar em uma grande empresa e conhece Diego, o senhor multinacional. Ele é lindo e ela se apaixonaria fácil por ele se não fosse apaixonada pelo Lucas, seu ex. E se o chefe não fosse tão arrogante. O que acontece porém é que os dois terão que dividir o mesmo escritório e no meio de tantos papéis e documentos acabam descobrindo que tem muito em comum...

Andreia é uma garota inteligente, inquieta, que não se sujeita às convenções sociais. Diz o que pensa e, justamente por isso, acaba sendo inconveniente em alguns momentos. Contudo, minha empatia com ela foi automática (e não, não foi por causa do nome, muito embora seja ótimo ver meu nome numa personagem).

Diego é um chefe que faz tipo para parecer inacessível, poderoso e tudo o mais. Mas possui uma insegurança que não consegue esconder, nem mesmo no início do livro.

Meu título dessa resenha é pura provocação! Não há assédio no livro; o que começa a surgir é um interesse mútuo entre Déia e Diego que, por uma coincidência do destino, são chefe e funcionária. Há um fetichismo aqui? Muito possivelmente. Algumas feministas podem pirar por causa da relação de poder que ele exerce sobre ela? Muito possivelmente. Mas não vejo a escrita de Gislaine Oliveira com nenhum traço de machismo.

O ex de Déia, Lucas, esse sim é um grandessíssimo fdp desgraçado. Essa, sim, era uma relação abusiva. Mas Déia, como toda garota num relacionamento abusivo, não percebe onde estava metida.

A história é fluida, divertida, envolvente. Minha única crítica é que terei de esperar até janeiro para saber a continuação, já que a autora acabou de manifestar que vai demorar um pouquinho a retomar a escrita, porque está lançando um outro livro (logo, logo, eu falarei dele por aqui).

O ponto mais forte da história, para mim, é justamente a protagonista. Primeiro, por se tratar de uma mulher. Segundo, porque, mesmo sendo uma história de amor, Andréia não faz o tipo princesinha que precisa ser salva. Ela não é frágil, indefesa - pelo contrário: ela é forte, tem personalidade determinada e está pouco se lixando para o que as pessoas vão falar ou pensar dela.

A leitura é indicada para quem gosta de romances de amor, quem gosta de histórias que nos façam acreditar que é possível crer no felizes-para-sempre. É um livro de mulherzinha? É sim, senhor. E eu amo!

Quer conhecer mais:
Livro: Justa Causa  Autora: Gislaine Oliveira  Plataforma: Wattpad
Tamanho: 22 capítulos (ainda não finalizado)
Valor: gratuito  Siga a escritora: Facebook - Twitter - Blog Profissão Escritor


E você, já leu Justa Causa? Conhece a escritora Gislaine Oliveira? Gosta de romances românticos?

4 comentários :

  1. Olá, vi o título e fiquei curiosa para ler o post. Também estava curiosa para ver uma opinião sobre esse livro da Gi, pelo que eu conheço dela no blog e redes sociais, ela tem uma linha de pensamento admirável, e queria saber como ela conduziu essa história que tem uma premissa de chefe + empregada que, infelizmente, muitas vezes caminha para um caminho que não é legal. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Gislaine é mesmo ótima!
      O título, obviamente, foi uma provocação, uma forma de fisgar o leitor - e, pelo visto, funcionou. heheheh
      Quando ler, volte aqui e me conte. Vamos debater. <3
      Beijo grande e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Oiiii, Deinha. Já disse que você quase me matou do coração né? Hhahahha, mas adorei =D Adoro esses títulos assim :)
    Fico muito feliz que você tenha curtido minha menina <3 Ela é uma doidinha mesmo hahahaha. E o Lucas.... argh.... Ô vontade de bater em um personagem ahahha
    Muito obrigada por todo o carinho e pela atenção <3 E juro que em Janeiro eu volto com tudo. Eu, a Déia e o Di <3
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh
      Menos mal que foi só um sustinho, né?
      Aguardando ansiosa pelo retorno da história. Chega logo, janeiro!
      Beijo grande.

      Excluir