terça-feira, 5 de julho de 2016

Como definir o tamanho dos capítulos

capitulo dicas para escritor como escrever um livro tamanho de capitulo escrita criativa

Para falarmos em capítulos, é necessário, antes, compreendermos as noções de cena e sequência.

As funções de uma cena, ou de uma sequência de cenas, são as mesmas dos diálogos. Basicamente, uma cena serve para:
a) demonstrar quem é o personagem, suas características, suas ações e reações baseadas nessas características;
b) apresentar a situação, ou seja, onde seu personagem se encontra, qual é seu drama, que obstáculos está encontrando naquele momento específico da história;
c) levar a história para frente, ou seja, evoluir a trama (considerando que toda história vai do ponto A ao ponto B – ou C, D...).


É importante conhecer as funções das cenas/sequências, porque, sabendo para que ela serve, fica mais fácil você saber, na hora de fazer sua primeira revisão, o que deve ser mantido e o que deve ser cortado (hoje em dia, eu já penso na função da cena/sequência enquanto estruturo meu roteiro, caso eu tenha um).

1. Cena

Cena é uma pequena parte da história, que demonstra ações e reações dos personagens, num determinado espaço e num determinado tempo. Assim, tenha em mente que, ao mudar de espaço ou mudar de tempo, temos uma nova cena.

Imagine uma garota, com seu namorado, conversando no fim de tarde, na sala da casa dele. Essa é a ideia de uma cena – claro, é preciso determinar o que vai acontecer entre eles. Se eles saírem da sala e forem para a cozinha, teremos uma nova cena, porque o espaço mudou. Se eles continuarem na sala por toda a noite, a menos que a história mostre todo o tempo decorrido, a parte do texto que mostrá-los na manhã seguinte será uma nova cena, porque mudou o tempo.

2. Sequência

Sequência é um conceito de roteiros de cinema ou de scripts de teatro. Uma sequência de cenas consiste, como o nome já diz, em cenas que acontecem uma após a outra (no tempo), cumprindo uma função específica. As ações de uma sequência, mesmo que em cenas diferentes – porque pode mudar o espaço ou o tempo onde as coisas ocorrem – precisam estar interligadas.

Voltemos à cena do casal de namorados. Digamos que seu objetivo com a cena é demonstrar o quanto a namorada é ciumenta, podendo chegar à psicose (acreditar nas coisas que ela mesma imagina/cria). Ambos estão na sala. O garoto recebe um telefonema, ela fica indignada. Quando ele desliga, eles começam a discutir. Ele tenta se explicar, ela não deixa. Enquanto as ações estiverem no mesmo espaço e tempo, temos uma cena. Se ele sair da sala e for ao banheiro, por exemplo, onde vai pensar nas ações da namorada e se vale a pena continuar com ela, apesar de todos os problemas, temos uma outra cena, mas uma mesma sequência. Quando ele sai do banheiro e volta à sala, temos uma nova cena: a namorada se mostra arrependida. Se, na próxima ação, o tempo transcorrer, e o casal estiver se reconciliando na sala, temos uma nova cena, que pode fazer parte da mesma sequência.

E o capítulo?

Digamos que o capítulo poderia se equivaler a uma sequência de roteiro, ou seja, é um conjunto de cenas interligadas que tratem de um mesmo assunto, no mesmo espaço e tempo.

O que muda de um roteiro para um livro é que o capítulo não precisa encerrar a sequência. Muitos escritores, para criar uma expectativa no leitor, para deixá-lo ainda mais curioso em relação à história, optam por deixar um gancho no fim do capítulo (o chamado cliff hanger): você para a cena no clímax, no auge de um pequeno conflito, para que o leitor não consiga desgrudar os olhos do papel (ou do tablet, kindle, kobo...) enquanto não souber o que vem a seguir.


Mas se eu optar por fazer um gancho no fim de um capítulo, eu preciso continuar a partir dali no próximo?

Aprenda uma coisa com a titia: em literatura, qualquer pergunta que comece com eu preciso..., a resposta será sempre não. Literatura é arte, e desde o Modernismo, a arte perdeu as amarras. Você pode criar, inovar, experimentar: não é obrigado a seguir nenhum modelo, nenhuma regra, nenhum paradigma. Há escritores que dão continuidade à mesma sequência no capítulo seguinte. Há aqueles que interrompem a sequência e partem para uma nova, retomando o gancho depois. Há quem opte por terminar a sequência no mesmo capítulo, sem ganchos. Ou seja, você pode fazer o que quiser.


Os capítulos precisam ter mais ou menos o mesmo tamanho?

Mais uma vez, em literatura, você não precisa nada. Contudo, capítulos curtos demais podem cansar o leitor, assim como capítulos longos demais. Uma boa dica é pensar no seu sentimento enquanto leitor: você compara o tamanho dos capítulos dos livros que lê? Você estranha capítulos com uma única página? Como você se sente quando, tarde da noite, quer terminar o capítulo antes de dormir, mas as páginas parecem não terminar nunca?

Nenhum comentário :

Postar um comentário