segunda-feira, 21 de março de 2016

Como organizar seu enredo em 10 etapas

Método floco de neve



 O nome floco de neve é uma alusão ao formato estrelado dos flocos de neve quando observados num microscópio. A ideia é que, assim como o floco de nove, você vai partir de um ponto central e ampliar as ramificações do seu enredo até chegar a um floco de neve.

1.                 Storyline (uma hora)

Resuma sua história em uma única frase – quanto mais curta, melhor (menos de 15 palavras é o ideal). Evite nomear os personagens por enquanto.

Torne sua história pessoal. Quem é o personagem que mais tem a perder com essa história? O que ele quer conseguir com essa jornada?

2.                 Parágrafo (uma hora)

Partindo da ideia da primeira etapa, construa um parágrafo que resuma sua história, contendo ponto de partida, principais conflitos e fim. Segundo Randy Ingermanson, uma história ideal deveria ter três conflitos – cada conflito ficaria com um quarto da história e o outro quarto seria para finalizá-la. O autor ainda expõe que o primeiro conflito deve ser causado por circunstâncias externas, mas que o segundo e o terceiro devem ter sido causados pelo próprio protagonista na sua tentativa de corrigir o problema apresentado no primeiro conflito.

Na teoria, seu parágrafo deve ser composto por cinco frases: a primeira situa o personagem no seu mundo comum e seu ponto de partida, depois uma frase para cada um dos conflitos e uma última frase explicando como o protagonista deve resolver os conflitos.

3.                 Personagens (uma hora para cada personagem principal)

Personagem é um dos pontos-chave de uma narração – Randy Ingermanson diz que são o ponto principal. Cada minuto gasto na construção do personagem economiza muitos minutos na escrita da obra – além de personagens mais complexos gerarem maior identificação com o público.

A ideia, aqui, é fazer uma ficha de personagem. Nela, deve conter:

Nome
Resumo em uma frase da história do personagem
Motivação – o que ele quer abstratamente?
Objetivo – o que ele quer concretamente?
Conflito – o que o impede de alcançar seu objetivo?
Epifania – o que o personagem vai aprender / mudar?
Resumo em um parágrafo da história do personagem

Note: Primeiramente, você cria uma única frase para a vida do personagem. Ao fim da ficha, você cria um parágrafo inteiro – afinal, quando você sabe quem é seu personagem, de onde ele vem e para onde ele vai, tudo começa a ficar mais claro.

4.                 Expandindo a história (entre dois dias e uma semana)

Nesse momento, a ideia é pegar as cinco frases da etapa 2 e expandir a ideia em parágrafos, ou seja, cada frase deve se tornar um parágrafo. Nesse sentido, essa é a hora de procurar por eventuais furos na história e buscar soluções. Não se esqueça de que o último parágrafo precisa finalizar o(s) conflito(s).

Ao fim desta etapa, você deve ter pelo menos uma página com as fases da sua história.

Se optar por dividir sua história em quatro atos, a divisão deverá ser a seguinte:

Ato 1 – mundo comum e primeiro conflito (o capítulo termina no auge do desastre)
Ato 2 – o protagonista, na tentativa de resolver o primeiro conflito, gera um segundo conflito.
Ato 3 – o protagonista, na tentativa de resolver o segundo conflito, gera um terceiro conflito.
Ato 4 – o protagonista consegue, com muita luta, junto de seus aliados, resolver o conflito e retorna ao mundo comum transformado.

5.                 Descrição dos personagens (um ou dois dias)

Nesta etapa, você deve fazer uma descrição mais detalhada de cada personagem – o autor sugere uma página para os personagens principais e meia página para os personagens secundários.

Talvez seja preciso voltar às etapas anteriores e “corrigir” ou reescrever alguns pontos. Não tenha medo de fazê-lo! Seu texto não é sagrado e pode ser mexido sem que você corra o risco de arder no mármore do inferno.

Este é o momento, também, de definir os pontos de vista dos personagens, ou seja, de que modo cada um deles encara o mundo ao seu redor. Isso é importante para determinar que ações e reações seus personagens terão diante de um mesmo conflito.

6.                 Sinopse de quatro páginas (uma semana)

Basicamente, você vai fazer a mesma coisa que fez na etapa 4. A diferença é que, agora, você vai pegar cada um dos parágrafos que conta um ato da história – que resultava em uma página – e expandir cada ato em uma página, totalizando quatro páginas, pelo menos.

7.                 Detalhando a ficha de personagens (uma semana)

Mais uma vez, você vai trabalhar nos personagens. A ideia é ampliar a ficha inicial do personagem, dando-lhe mais detalhes, para que sua figura ganhe corpo e alma. Assim, você deve incluir novos detalhes na ficha, como manias, hobbies, amigos e inimigos, como é o local de repouso do personagem, suas relações com a família, com os colegas de trabalho ou escola etc.

Se for preciso voltar à sinopse da história e mexer em alguma ação ou reação do personagem, não hesite em fazê-lo. O importante é que a história fique verossímil e seus personagens sejam críveis e consistentes.

8.                 Organizando as cenas num gráfico

Ok, ok, eu sei que você está louco para começar a escrever a história, mas calma lá. Antes de por seus dedinhos à solta no teclado, é necessário organizar a história em cenas – e a melhor forma de fazer isso é numa tabela.

Seguindo a ordem dos fatos que constam no seu plot de quatro páginas, você vai resumir as cenas – o que acontece – a uma única frase e escrevê-la numa das colunas da tabela. Na coluna ao lado, escreva o ponto de vista do personagem. Você pode acrescentar mais uma coluna e colocar quantas páginas espera utilizar para construir tal cena.

O interessante da planilha é que, com ela, é possível mudar eventos no tempo – fazer flashbacks e flashfowards – sem se perder na história. Além disso, é mais fácil visualizar toda a história numa tabela, de modo organizado, e acompanhar sua evolução.

9.                 Descrição narrativa da história (opcional) – (uma semana)

Com a sua tabela em mãos, desenvolva a descrição de cada uma das cenas. Anote possíveis diálogos, construa o conflito da cena. Se não houver conflito na cena, considere acrescentar um ou excluir a cena.

Essa etapa é interessante para clarear as ideias de cada uma das cenas e poder corrigi-las depois. Uma forma de fazer isso é imprimir essa descrição narrativa e relê-la depois, anotando em folha impressa suas ideias para alteração.

Se você seguiu as etapas de 1 a 8 fielmente, produzir esse rascunho não será difícil – e pode ser até mesmo divertido. Talvez, depois de um tempo, você não precise mais dessa etapa, mas como um escritor iniciante é interessante passar pela experiência antes de decidir.

10.             Senta e escreve

Até que enfim! Agora é a hora em que você senta a bundinha na frente do computador e seus dedos começam a jornada do herói. Você vai se impressionar sobre quão fácil a história flui da sua mente para a tela (ou o papel).

Depois de todas as etapas anteriores, talvez você esteja pensando que a imaginação vai ficar de fora neste momento, mas não se engane. Você tem uma descrição resumida de cada uma das cenas, dizendo o que deve acontecer. Mas como você vai fazer para que o herói saia das emboscadas em que você o colocou? Agora é a hora de criar!

Cuidado com deus ex-machina, hein?


Se, ao escrever a história, você tiver um momento eureka! e achar que a ideia nova é mais interessante para o enredo do que a sua previsão na tabela, não tenha o menor pudor em mudar. Tabelas são feitas para servirem de guia, mas não podem engessar seu texto. Se precisar voltar à tabela e modificá-la, faça-o. Lembre-se: seu texto não é sagrado!

6 comentários :

  1. Adorei as dicas!! Com certeza, vou relê-las quando desengavetar as histórias que tenho guardadas por aqui... *________*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Andrea.
      O guia é uma mão na roda. :)
      Espero que suas histórias possam sair logo da gaveta.
      Beijo, e volte sempre.

      Excluir
  2. Muito bom Andreia. Coloca um exemplo da sua tabela com a descrição das cenas :) Eu estava usando uma tabela, mas comprei recentemente o Scrivener e estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer um post com as tabelas, sim. Deve ajudar a visualizar, né?

      Excluir
  3. Olha eu aqui de novo shaushau acho injusto eu passar por esse post toda semana e não falar bem de você e desse blog que me ajudam muito todas as vezes que eu tento escrever alguma coisa. E pelo que eu to vendo, toda vez que eu entro tem conteúdo novo e melhor, continua assim, Deinhah, tudo de bom e to com saudades :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Arthur, seu lindo.
      Saudades de você. <3 Faz falta na nossa oficina.
      Ah, eu ainda não me esqueci que eu prometi gravar as aulas em vídeo - só tá faltando tempo. Mas uma hora sai.
      Beijo.

      Excluir